A COTmértola, baseia a sua estratégia de intervenção na rede informal de artesãos que estão, de uma forma ou de outra, interligados com as tarefas de tecelagem, ou sejam: os cardadores, as fiadeiras e as tecedeiras, bem como os pastores e os tosquiadores de modo a garantir a qualidade das matérias-primas e a preservação do saber-fazer tradicional.
Os seus principais produtos, continuam a possuir como matérias-primas primordiais a lã, o linho e o algodão. São a qualidades destas matérias-primas, bem como os processos de fabricação utilizados os seus principais factores de sucesso. São eles que tornam os seus produtos autênticos e diferentes dos que se acumulam no mercado.
À Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola foi atribuído o 2º lugar no Prémio Nacional de Artesanato, no concurso regional, prémio este concedido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional que, através dele, distinguiu o trabalho das artesãs desta instituição, tendo a peça distinguida, uma manta de lã, sido, posteriormente, integrada na exposição que decorreu na FIA (Feira Internacional de Artesanato), que decorreu na FIL (em Lisboa), durante este mês de Julho.