Alentejo criativo – o que é?

“Alentejo Criativo” foi um projeto dirigido às Pequenas e Médias Empresas de Indústrias Culturais e Criativas (ICC) do Alentejo e pretendeu ultrapassar os constrangimentos que inibem este sector e tirar pleno partido das suas potencialidades, estimular o aparecimento de players que se diferenciem e que ofereçam produtos distintivos e serviços criativos, inovadores e de qualidade.

Foram implementadas múltiplas ações que pretenderam contribuir para o incremento das competências empresariais e proporcionar o acesso a informação relevante na área da competitividade, reduzindo as assimetrias de informação ao nível dos agentes económicos e promovendo escolhas e parcerias estratégicas.

Os objetivos

Gerais
  • Alavancar as Indústrias Culturais e Criativas do Alentejo;
  • Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.
Específicos
  • Aumentar a visibilidade, a competição das ICCs;
  • Melhorar a cooperação entre os diferentes players;
  • Contribuir para o incremento das competências empresariais das PME do setor das ICCs (oportunidades de negócio, abordagem aos mercados internos e externos, programas de apoio, instrumentos de financiamento disponíveis).

Sessão de lançamento, 20 de abril de 2017

As ações

Identificação de boas práticas e oportunidades de inovação

No âmbito deste eixo realizaram-se ações de benchmarketing, de carácter nacional e internacional, por forma a fomentar o conhecimento de boas práticas desenvolvidas por entidades que partilhem elementos comuns com o território, como as áreas estratégicas, a localização geográfica ou o enquadramento socioeconómico.

Foi construída esta plataforma de criativos do Alentejo que disponibiliza recursos e ferramentas, bem como informação relevante para a comunidade e agentes do sector. A plataforma promove o funcionamento em rede, o encontro e a procura de produtos e serviços criativos, a partilha de informação e comunicação entre partes interessadas, a formação de parcerias e projetos comuns, funcionando como potenciador de criação, inovação e negócio nos mercados regional, nacional e internacional.

Foram realizados dois showroom na região para divulgar práticas diferenciadoras de ICC’s regionais, nacionais e internacionais e potenciar o contacto e cooperação entre as PMEs. O funcionamento articulado duma frente cultural e criativa multidisciplinar e concertada com vista ao reforço da exposição, prestígio e reconhecimento das ICCs, facilitando a concretização de estratégias de comercialização e de marca mais interessantes.

Ações de impulso à inovação e competitividade

Dentro deste eixo foram criados quatro Creative Labs nos concelhos de Beja, Mértola, Serpa e Évora vocacionados para jovens criadores que, em diversas áreas de atividade, poderão conjugar esforços e cooperar nas suas áreas de negócio ou em novos projetos e impulsionar uma dinâmica criativa contagiante.

Serão laboratórios dedicados à criatividade com uma relação privilegiada com os polos universitários, institutos politécnicos e instituição de ensino da região e do país.

Foram organizados Workshops de imersão empreendedora nos quais os destinatários tiveram a oportunidade de reforçar os seus projetos ou ideias de negócio, criando competências chave ao nível do empreendedorismo.

Sessão de encerramento, 5 de dezembro de 2018

O projeto Alentejo Criativo promoveu em Beja o encontro e a partilha de dinâmicas de inovação, criatividade e ação empreendedoras no domínio das indústrias culturais e criativas (ICC), com impacto no desenvolvimento do território onde se inserem.

Foi assim a sessão de encerramento do projeto Alentejo Criativo, na expectativa de ter contribuído para a valorização das industrias culturais e criativas.

Iniciativa inserida no projeto Alentejo Criativo, copromovido pela ADPM Mértola, o Instituto Politécnico de Beja, a ANJE Alentejo e a Associação CULTBÉRIA – Musibéria, com o apoio do Município de Serpa, cofinanciado pelo Alentejo2020, Portugal2020 através do FEDER.

keyboard_arrow_up