Alentejo criativo – o que é?

“Alentejo Criativo” é um projeto dirigido às Pequenas e Médias Empresas de Indústrias Culturais e Criativas (ICC) do Alentejo e pretende ultrapassar os constrangimentos que inibem este sector e tirar pleno partido das suas potencialidades, estimular o aparecimento de players que se diferenciem e que ofereçam produtos distintivos e serviços criativos, inovadores e de qualidade.

Serão implementadas múltiplas ações que pretendem contribuir para o incremento das competências empresariais e proporcionar o acesso a informação relevante na área da competitividade, reduzindo as assimetrias de informação ao nível dos agentes económicos e promovendo escolhas e parcerias estratégicas.

Os objetivos

Gerais
  • Alavancar as Indústrias Culturais e Criativas do Alentejo;
  • Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.
Específicos
  • Aumentar a visibilidade, a competição das ICCs;
  • Melhorar a cooperação entre os diferentes players;
  • Contribuir para o incremento das competências empresariais das PME do setor das ICCs (oportunidades de negócio, abordagem aos mercados internos e externos, programas de apoio, instrumentos de financiamento disponíveis).

Sessão de lançamento, 20 de abril de 2017

As ações

Identificação de boas práticas e oportunidades de inovação

No âmbito deste eixo integram-se ações de benchmarketing, de carácter nacional e internacional, por forma a fomentar o conhecimento de boas práticas desenvolvidas por entidades que partilhem elementos comuns com o território, como as áreas estratégicas, a localização geográfica ou o enquadramento socioeconómico.

Está considerada a implementação duma plataforma de criativos do Alentejo que disponibiliza recursos e ferramentas, bem como informação relevante para a comunidade e agentes do sector.

Esta plataforma promove o funcionamento em rede, o encontro e a procura de produtos e serviços criativos, a partilha de informação e comunicação entre partes interessadas, a formação de parcerias e projetos comuns, funcionando como potenciador de criação, inovação e negócio nos mercados regional, nacional e internacional.

Prevê-se a realização de dois showroom na região para divulgar práticas diferenciadoras de ICC’s regionais, nacionais e internacionais e potenciar o contacto e cooperação entre as PMEs. O funcionamento articulado duma frente cultural e criativa multidisciplinar e concertada reforçará seguramente a exposição, o prestígio e reconhecimento e facilitará a concretização de estratégias de comercialização e de marca mais interessantes.

Ações de impulso à inovação e competitividade

Dentro deste eixo estão considerados os Creative Labs, espaços de trabalho conjunto a criar nos concelhos de Beja, Mértola, Serpa e Évora vocacionados para jovens criadores que, em diversas áreas de atividade, poderão conjugar esforços e cooperar nas suas áreas de negócio ou em novos projetos e impulsionar uma dinâmica criativa contagiante.

Serão laboratórios dedicados à criatividade com uma relação privilegiada com os polos universitários, institutos politécnicos e instituição de ensino da região e do país.

Está prevista a organização de Workshops de imersão empreendedora nos quais os destinatários terão a oportunidade de reforçar os seus projetos ou ideias de negócio criando competências chave ao nível do empreendedorismo.

keyboard_arrow_up